segunda-feira, 5 de março de 2012

TEATRO - 3º DOMINGO DA QUARESMA - ANO B


AS TRÊS CASINHAS DE DEUS – 3º DOM QUARESMA – Jo 2-13-25


NARRADOR: Cada um de nós é uma bela casa para a morada do Senhor... “bela casa”... Será que somos mesmo? 
Então, agora, proponho a vocês imaginarem comigo, e depois entendermos melhor tudo isso. Vejamos.
Existiam três casinhas, assim como as nossas, e todas elas seriam morada de Deus. 
(levantar as tábuas da Lei).
Deus  colocou algumas regras, as suas leis... pois se Ele seria o morador, era óbvio que deveria colocar as regras para se sentir bem em casa... Assim  como a mamãe, na nossa casa, gosta dos móveis em determinado lugar, o chão limpo, tudo sem poeira, e tantas outras leis para que se sinta bem naquela casa.
Bom, então, aquelas três casinhas sabiam de todas as regras que fariam Deus se sentir bem nelas... mas... aconteceu que... vamos ouvir delas mesmas o que aconteceu.
PRIMEIRA CASA: - Bem gente, eu me descuidei das regras... comecei a ficar relaxada, preguiçosa... Esquecia a porta aberta e outros moradores começaram a ocupar aqueles cômodos empoeirados, sujos, cheios de teia de aranha... 
(mostrar mini-cartazes com palavras como egoísmo, mentira, ganância, maldade)
Para Deus, eu larguei um pequenininho canto. Vocês acham que o Senhor me abandonou? Não.
Mesmo num pequeno cantinho, (lanterna) Deus continuava a me iluminar, para que um dia eu retornasse a me importar com as Leis e me fizesse agradável a Deus, limpando e tirando dentro de mim os invasores.
NARRADOR: A Segunda casinha, começou a achar que estava muito pequena para Deus e começou a aumentar seus cômodos. Prestem atenção no que ela fez.
SEGUNDA CASA: - Bem, eu fiz mais andares... coloquei vidros de cristal  nas janelas... Portas de madeira trabalhada... mobília chique... enfeites... Como eu fique chique! Super chique! Mas tão chique, que por fim, não me lembrava mais em que lugar eu colocaria Deus morando, pois os enfeites e riquezas encheram todo o espaço e Deus mais se sentia bem com tudo isso e se colocou num cantinho, ainda me iluminando, esperando que eu me voltasse novamente para as leis e fizesse um lugar agradável para ele.
NARRADOR: À terceirinha casinha coube então mudar esta situação.
TERCEIRA CASA: - Eu me mantive fiel á lei... Limpava e espanava todos os dias meu chão, minhas paredes, meus cantinhos, com a vassoura do amor e o espanador do perdão... Minha  mobília era simples e confortável para acolher o irmão com carinho e atenção... E Deus se sentia à vontade em minha casa... Mas, mesmo assim, eu não podia apenas me sentir bem tendo Deus assim tão bem acolhidio. Para mim era pedido algo mais.... e eu tive que abrir minha portinha e emprestar às casinhas, minhas vizinhas, a minha vassourinha do amor e o espanador do perdão.
NARRADOR: Que alegria, então elas tiveram!
Com todo o entusiasmo, a primeira casinha fez aquela faxina, tirou dela os invasores. Precisou de um caminhão para carregar o entulho. 
A Segunda casinha aproveitou o passeio do lixinho, e colocou nele tudo o que era supérfluo e que se acumulava dentro dela... 
SEGUNDA CASINHA: - Vou distribuir com quem não tem nada.
NARRADOR: E lá se foi o orgulho, o luxo, o poder, a ganância. E então as três casinhas puderam experimentar a extrema alegria de serem agradáveis a Deus. E Ele se esparramou dentro delas como o maior Amor. Com a maior luz! No maior aconchego!
E é assim que acontece com cada um de nós: pois precisamos, todos os dias, cuidar da casa do nosso coração... como a mamãe cuida da nossa casa... Repetir a limpeza todos os dias... e é aí que entram as leis, as regras de Deus, para servirem como instrumentos nossos nesta limpeza.

2 comentários:

  1. Oi, Bia!
    Fiquei muito feliz ao saber que entrou para o grupo dos 'Catequistas Unidos". Você faz um excelente trabalho de evangelização com seu blog, que por sinal, está cada dia mais lindo!
    Que Deus a abençoe sempre!
    Com carinho,
    Angela

    nospassosdejesusamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá amada, muito obrigada pelos seus elogios, que Deus te abençoe imensamente.
    Grande Abraço,
    Bia

    ResponderExcluir