terça-feira, 20 de março de 2012

Leituras Relacionadas ao dia 20/03/2012 - CNBB Roxo. 3ª-feira da 4ª Semana Quaresma

1ª Leitura - Ez 47,1-9.12
Vi sair água do lado direito do templo, e
todos os que esta água tocou foram salvos.
Leitura da Profecia de Ezequiel 47,1-9.12
Naqueles dias: 1O anjo fez-me voltar até a entrada do Temploe eis que saia água da sua parte subterrâneana direção leste,porque o Templo estava voltado para o oriente;a água corria do lado direito do Templo,a sul do altar.2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte,e fez-me dar uma volta por fora,até à porta que dá para o leste,onde eu vi a água jorrando do lado direito.3Quando o homem saiu na direção leste,tendo uma corda de medir na mão,mediu quinhentos metrose fez-me atravessar a água:ela chegava-me aos tornozelos.4Mediu outros quinhentos metrose fez-me atravessar a água:ela chegava-me aos joelhos.5Mediu mais quinhentos metrose me fez-me atravessar a água:ela chegava-me à cintura.Mediu mais quinhentos metros,e era um rio que eu não podia atravessar.Porque as águas haviam crescido tanto,que se tornaram um rio impossível de atravessar,a não ser a nado.6Ele me disse:"Viste, filho do homem?"Depois fez-me caminhar de volta pela margem do rio.7Voltando, eu vi junto à margem muitas árvores,de um e de outro lado do rio.8Então ele me disse:"Estas águas correm para a região oriental,descem para o vale do Jordão,desembocam nas águas salgadas do mar,e elas se tornarão saudáveis.9Onde o rio chegar,todos os animais que ali se movem poderão viver.Haverá peixes em quantidade,pois ali desembocam as águas que trazem saúde;e haverá vida onde chegar o rio.12Nas margens junto ao rio,de ambos os lados,crescerá toda espécie de árvores frutíferas;suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão:cada mês darão novos frutos,pois as águas que banham as árvores saem do santuário.Seus frutos servirão de alimentoe suas folhas serão remédio".Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 45, 2-3. 5-6. 8-9 (R. 8)
R. Conosco está o Senhor do Universo! 
O nosso refúgio é o Deus de Jacó.

2O Senhor para nós é refúgio e vigor, *sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia;3assim não tememos, se a terra estremece, *se os montes desabam, caindo nos mares.R.
5Os braços de um rio vêm trazer alegria *à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.6Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! *Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.R.
8Conosco está o Senhor do universo! *O nosso refúgio é o Deus de Jacó!9Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus *e a obra estupenda que fez no universo.R.


Evangelho - Jo 5,1-16
No mesmo instante o homem ficou curado.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 5,1-16
1Houve uma festa dos judeus,e Jesus foi a Jerusalém.2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas,uma pscina com cinco pórticos,chamada Betesda em hebraico.3Muitos doentes ficavam ali deitados-cegos, coxos e paralíticos -,esperando que a água se movesse.4De fato, uma anjo descia, de vez em quando,e movimentava a água da piscina,e o primeiro doente que aí entrasse,depois do borbulhar da água,ficava curado de qualquer doença que tivesse.5Aí se encontrava um homem,que estava doente havia trinta e oito anos.6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo,disse-lhe: "Queres ficar curado?"7O doente respondeu:"Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina,quando a água é agitada.Quando estou chegando, outro entra na minha frente".8Jesus disse: "Levanta-te,pega na tua cama e anda."9No mesmo instante, o homem ficou curado,pegou na sua cama e começou a andar.Ora, esse dia era um sábado.10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado:"É sábado!Não te é permitido carregar tua cama."11Ele respondeu-lhes:"Aquele que me curou disse:"Pega tua cama e anda"."12Então lhe perguntaram:"Quem é que te disse:"Pega tua cama e anda?"13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora,pois Jesus se tinha afastado da multidãoque se encontrava naquele lugar.14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Temploe lhe disse:"Eis que estás curado. Não voltes a pecar,para que não te aconteça coisa pior".15Então o homem saiu e contou aos judeusque tinha sido Jesus quem o havia curado.16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.Palavra da Salvação.


Reflexão - Jo 5, 1-16
Muitas vezes, as pessoas que sofrem diferentes formas de males possuem uma fé muito grande no poder de Deus, mas de algumas formas são impedidas de chegar até ele e receber as suas graças, condição indispensável para a superação de seus males e sofrimentos. É o caso do paralítico, que acreditava no poder de Deus e na cura que viria pela ação do anjo ao agitar a água, mas era impedido pelos outros que entravam primeiro na piscina. Assim também acontece hoje quando criamos uma série de regras e preceitos humanos que dificultam a participação de muitos na vida divina e um relacionamento pessoal com ele, que é a fonte de todas as graças que nos dão vida em abundância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário