sexta-feira, 23 de março de 2012

Leituras Relacionadas ao dia 23/03/2012 - CNBB Roxo. 6ª-feira da 4ª Semana Quaresma


1ª Leitura - Sb 2,1a.12-22
Vamos condená-lo à morte vergonhosa.
Leitura do Livro da Sabedoria 2,1a.12-22
1aDizem entre si, os ímpios, em seus falsos raciocínios:12Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda:ele se opõe ao nosso modo de agir,repreende em nós as transgressões da leie nos reprova as faltas contra a nossa disciplina.13Ele declara possuir o conhecimento de Deuse chama-se "filho de Deus".14Tornou-se uma censura aos nossos pensamentose só o vê-lo nos é insuportável;15sua vida é muito diferente da dos outros,e seus caminhos são imutáveis.16Somos comparados por ele à moeda falsae foge de nossos caminhos como de impurezas;proclama feliz a sorte final dos justose gloria-se de ter a Deus por pai.17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz,e comprovemos o que vai acontecer com ele.18Se, de fato, o justo é "filho de Deus", Deus o defenderáe o livrará das mãos dos seus inimigos.19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas,para ver a sua serenidadee provar a sua paciência;20vamos condená-lo à morte vergonhosa,porque, de acordo com suas palavras,virá alguém em seu socorro".21Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se;pois a malícia os torna cegos,22não conhecem os segredos de Deus,não esperam recompensa para a santidadee não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras.Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 33, 17-18. 19-20. 2l.23 (R. 19a)
R. Do coração atribulado está perto o Senhor.

17O Senhor volta a sua face contra os maus, *para da terra apagar sua lembrança.18Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *e de todas as angústias os liberta.R.
19Do coração atribulado ele está perto *e conforta os de espírito abatido.20Muitos males se abatem sobre os justos, *mas o Senhor de todos eles os liberta.R.
21Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, *e nenhum deles haverá de se quebrar.23Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, *e castigado não será quem nele espera.R.


Evangelho - Jo 7,1-2.10.25-30
Queriam prendê-lo, mas ainda não tinha chegado a sua hora.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 7,1-2.10.25-30
Naquele tempo: 1Jesus andava percorrendo a Galiléia.Evitava andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo.2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas.10Quando seus irmãos já tinham subido,então também ele subiu para a festa,não publicamente mas sim, como que às escondidas.25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então:"Não é este a quem procuram matar?26Eis que fala em público e nada lhe dizem.Será que, na verdade, as autoridades reconheceramque ele é o Messias?27Mas este, nós sabemos donde é.O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é."28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo:"Vós me conheceis e sabeis de onde sou;eu não vim por mim mesmo,mas o que me enviou é fidedigno.A esse, não o conheceis,29mas eu o conheço,porque venho da parte dele,e ele foi quem me enviou."30Então, queriam prendê-lo,mas ninguém pôs a mão nele,porque ainda não tinha chegado a sua hora.Palavra da Salvação.


Reflexão - Jo 7, 1-2.10.25-30
A descrença pode ter conseqüências terríveis como nos revela o Evangelho de hoje. As pessoas que acreditaram em Jesus procuraram seguir seus ensinamentos e viver uma nova forma de relacionamento com Deus, de modo que a sua fé gerava a vida em abundância. Os que não aceitavam as palavras de Jesus não só se privavam desta vida como também procuravam tirar a vida de Jesus. Mas o nosso Deus é o Deus da vida. A descrença luta contra a vida e pode até mesmo tirar a vida das pessoas, mas tira apenas a vida biológica, e o sangue que é derramado fertiliza a terra para que nela brote as sementes de vida eterna. O sangue de Jesus foi derramado, assim como o de muitos mártires, e isso faz com que as sementes do Reino cresçam e dêem fruto.

2 comentários:

  1. Oi, Bia!
    Seu blog é um encanto!
    Cheio de fé e amor!
    Estou seguindo com alegria no coração.
    Meu nome é Joana, sou filha da Angela, do blog Nos Passos de Jesus. Eu tenho 13 anos, sou coroinha e também faço parte dos Catequistas Unidos.
    Venha conhecer meu cantinho também:

    sorrindocomjesus.blogspot.com

    Deus te abençoe!
    Beijinhos,
    Joana

    ResponderExcluir
  2. Ola Joana, a paz de Jesus e o amor de Maria esteja com vc!
    Agradeço imensamente seus elogios. Acabei de visitar o lindo blog de vcs, achei muito criativo.
    Bjus,
    Catequista Bia.

    ResponderExcluir