quarta-feira, 14 de março de 2012

A ESTRELA VERDE – 4º DOM. QUARESMA / ano B - Jo 3,14-21


NARRADOR: Após a criação do céu e da terra, um grupo de seres  luminosos  resolveu se reunir e fazer um pedido para o criador.”
ESTRELA AMARELA: Senhor,  como estrelas, queremos pedir a sua permissão para brilharmos na terra.
NARRADOR Surpreso com o pedido, o Criador  disse:
CRIADOR Vocês querem ir para a terra? Porém , o lugar de vocês é aqui no céu.  Estrelas foram feitas para iluminar e brilhar no céu.
ESTRELA VERDE: Sim, Senhor, nós fomos feitas para brilhar e não queremos outra coisa. Apenas queremos brilhar na terra.
CRIADOR Tudo bem! Vocês têm o meu consentimento.Vão e brilhem lá na terra.  Mas não esqueçam: vocês são estrelas e foram criadas para brilharem no céu!
NARRADOR: Após a reunião e o consentimento do  Criador, as estrelas desceram e chegaram na terra. Eram estrelas coloridas. Cada uma tinha a sua cor, o seu nome e a sua forma de ser. Porém, algo em comum havia entre elas: todas brilhavam e iluminavam a terra com um brilho jamais visto 
Passado algum tempo, as estrelas voltaram para o céu. A terra se escureceu. O Senhor surpreso com a 
volta tão rápida das estrelas, perguntou:
CRIADOR: Vocês já voltaram? Não queriam ir para a terra? O que aconteceu?
ESTRELA AMARELA: Senhor, a terra não era o que esperávamos. Eu sou a estrela Alegria e lá na terra o que menos se experimenta é a alegria. Há muita tristeza, decepção. Os homens parecem viver constantemente angustiados e toda alegria que experimentam vem misturada com uma tristeza imensa. Os homens da terra não acreditam na possibilidade de serem felizes.
ESTRELA PRATA: Senhor, sou a estrela Paz e a terra não é o meu lugar. Na terra só há guerras; os homens estão se destruindo, construindo bombas e se armando cada vez mais. Não encontrei lugar em nenhum coração humano.
ESTRELA AZUL: Senhor, sou a estrela JUSTIÇA e a terra não é o meu lugar. As diferenças e as 
injustiças sociais são gritantes. Uns tem demais e outros não tem nada. A ganância e o poder tomaram conta do coração humano  e as pessoas já não conseguem repartir o que tem. Todos gritam e querem a justiça, mas poucos agem impulsionados por ela. 
ESTRELA VERMELHA: Senhor, sou a estrela AMOR. Como foi difícil permanecer na terra durante
este período! Não existe amor entre as pessoas. Umas estão usando as outras para o próprio interesse. As pessoas não acreditam no amor doação e no amor que ultrapassa a aparência e as próprias necessidades. As pessoas não se amam, apenas se aceitam por conveniência e por obrigação. Senhor, não é possível brilhar, onde as pessoas se apagam mutuamente.
NARRADOR Após todos os depoimentos, o Senhor olhou cada estrela com carinho e disse:
CRIADOR: Realmente, a terra é tudo isso! A terra é o lugar de passagem, da prova, da limitação e da miséria humana. Tudo o que eu  criei não foi feito definitivamente para a terra, mas sim para o céu. Na terra tudo o que existe deve se purificar e se transformar. Na terra a vida toma sentido, somente quando se consegue viver sem perder de vista o céu. Aqui sim, é o lugar do belo e do puro. Aqui no céu, a alegria,  a paz, a justiça e o amor não se ofuscam com nada, pois aqui tudo é perfeito. Aqui não existe limites. O limite é próprio da terra. Vocês foram criadas para o céu. Brilhar na terra é apenas uma experiência necessária para desejarem o céu. Tudo o que é terreno tem o seu encontro definitivo com o céu. Mas, estou sentindo falta de uma estrela. Onde ela ficou?
NARRADOR: Imediatamente, um raio de luz invadiu o céu, vindo da terra, e uma voz se fez ouvir por todos:
ESTRELA VERDE: Senhor, sou eu, a estrela verde. A ESTRELA ESPERANÇA. Realmente a terra é tudo o que as outras já contaram. E é por isso  que eu decidi  ficar na terra. Em meio a tanta tristeza, guerras, injustiças e ódio, os homens encontram em mim a força necessária para continuarem acreditando no céu. No céu, tudo já é o que os homens, aqui na terra esperam. No céu vocês não precisam de esperança, pois esperar é próprio do ser limitado e imperfeito; daquele que não pode tudo; que não tem tudo e que precisa lutar para obter alguma coisa já na terra. Eu sou do céu, pois sou sua criatura. Mas o céu não precisa de mim.  A terra é o meu lugar. Os homens precisam de mim para não se esquecerem do céu. Por isso, Senhor, com a sua permissão, quero ficar na terra e permanecer no coração de suas criaturas.
NARRADOR:  Comovido com a  Estrela Esperança, o Criador disse:
CRIADOR: Querida Estrela Esperança, permaneça na terra e de agora em diante fica escrito para todas as gerações: 
"ONDE QUER QUE BRILHE A ESPERANÇA, NESSE LUGAR O HOMEM FARÁ UM POUCO DA EXPERIÊNCIA DO CÉU."
“Que o seu brilho se faça notar por todos e seja um sinal do céu."
NARRADOR - Imediatamente pode-se ver um raio de luz verde iluminando toda a terra e se irradiando no coração de cada criatura que, curiosamente contemplava o céu...


MENSAGEM: Jesus é como a estrela verde. Veio a terra com uma missão: Nos salvar e  trazer esperança. Com seus ensinamentos, e seu testemunho, permanece no coração de muitos.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário