quinta-feira, 30 de junho de 2011

OS APÓSTOLOS E DISCÍPULOS


Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, que é chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam ao mar uma rede, pois eram pescadores”.


A palavra Apóstolo, significa Aquele que é enviado.

Na Igreja os doze Apóstolos, foram escolhidos e chamados por Jesus Cristo para serem os portadores da Sua Mensagem para todo o mundo.

E foi Cristo quem primeiro lhes chamouApóstolos :

- “Quando nasceu o dia, convocou os discípulos e escolheu doze entre eles aos quais deu o nome de Apóstolos”. (Lc.6,13).

A palavra hebraica saliah que foi traduzida por Apóstolo, significa aquele que foi encarregado de cumprir uma missão, actuando em nome daquele que o enviou.

Assim, um Apóstolo é aquele que dá testemunho da verdade de Cristo, da Sua Ressurreição e da Sua Ascensão aos Céus.

Antes do Pentecostes os Apóstolos, receberam os ensinamentos, a Mensagem, e depois deram testemunho d’Aquele que os ensinou e enviou.

S. Pedro definiu o Apóstolo como a testemunha da Ressurreição de Cristo.

Quando foi preciso eleger outro Apóstolo para substituir Judas o traidor, Pedro disse :

- “É indispensável portanto que, dentre os homens que nos acompanharam durante todo o tempo que o Senhor Jesus viveu no meio de nós( ... ) um deles se torne, connosco, testemunha da Sua Ressurreição”. (Act.1,21-22).

Portanto, inicialmente foram doze os Apóstolos, assim apontados por S. Lucas no seu Evangelho :

- “Simão Pedro e André, (seu irmão), Tiago maior (filho de Zebedeu), João (irmão de Tiago), Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tiago menor (filho de Alfeu), Judas Tadeu (irmão de Tiago), Tomé, Simão o Zeloso e Judas Iscariotes que foi o traidor”. (Lc. 6,13-15).

E ainda S. Lucas nos Actos dos Apóstolos, acrescentou :

- “Depois tiraram à sorte, e a sorte caiu em Matias que foi incluído entre os onze Apóstolos”. (Act. 1,26).

Também deram este nome de Apóstolo a S. Paulo, em virtude do seu chamamento especial e sobretudo da sua missão Apostólica pelo que lhe mereceu o nome de Apóstolo.

E ainda a S. Barnabé pelo papel importante que teve na expansão da Igreja :

- “Era um homem de Deus, cheio do Espírito Santo e de fé”. (Act. 11,24).

Os Apóstolos receberam os ensinamentos de Cristo, a jurisdição e a autoridade para fundarem a Igreja de Cristo.

Eles foram os primeiros bispos e os seus sucessores, os bispos da Igreja Católica de hoje, recebem deles a sua plena autoridade para ensinarem, directamente deles.

De uma maneira geral também se dá o título de Apóstolos, aos missionários e a todos quantos estão encarregados de alguma missão apostólica. E ainda mais genericamente a todos quantos se empenham na expansão da fé, porque todos fazem apostolado.

O Catecismo da Igreja Católica, diz :

75. - "Cristo Senhor, em quem toda a revelação do Deus altíssimo se consuma, mandou aos Apóstolos que pregassem a todos como fonte de toda a verdade salutar e de toda a disciplina de costumes, o Evangelho, antes prometido pelos profetas e por Ele cumprido e promulgado pessoalmente, comunicando-lhes assim os dons divinos". (DV 7)

863. - Toda a Igreja é apostólica, na medida em que, através dos sucessores de Pedro e dos Apóstolos, permanece em comunhão de fé e de vida com a sua origem. ( ... ) Todos os membros da Igreja, embora de modos diversos, participam desta missão. ( ... ) Chamamos "Apostolado" a "toda e qualquer actividade do Corpo Místico" tendente a "alargar o Reino de Cristo na Terra inteira". (AA 2)

Portanto é Apóstolo, todo aquele que é chamado ao Apostolado, em qualquer actividade do Corpo Místico.

São muitas as referências do Novo Testamento aos primeiros Apóstolos.

Além dos Apóstolos havia ainda outras pessoas associadas para o serviço do Apostolado que se chamavam os Discípulos.

OS DISCÍPULOS

O termo genérico de Discípulo, uma palavra que vem do latim Discipulus e que significa Estudante, refere-se a qualquer estudante de qualquer disciplina ou de qualquer ensino ministrado por um professor.

Portanto um Discípulo está sempre relacionado com um Professor.

No Novo Testamento, quando se fala nos Discípulos é em referência aos 72 que receberam instrução de Cristo e que Ele enviou à Sua frente :

-Depois disto, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou - os dois a dois à Sua frente, a todas as cidades e lugares onde Ele havia de ir”.(Lc.10,1).

Noutro lado afirma categoricamente o Catecismoda Igreja Católica :

1816. - O Discípulo de Cristo, não somente deve guardar a fé e viver dela, como ainda professá-la, dar seguro testemunho dela e apregoá-la,. “Todos devem estar dispostos a confessar a Cristo diante dos homens e a segui-l’O no caminho da cruz, em meio das perseguições que nunca faltam à Igreja”(LG 42)...

2233 . -. - Tornar-se Discípulo de Jesus é aceitar o convite para pertencer à família de Deus, para viver em conformidade com a sua maneira de viver : “Todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus, é que é meu irmão e minha irmã e minha mãe”. (Mt.12,49).

2470 . – O discípulo de Cristo aceita "viver na verdade", isto é, na simplicidade duma vida conforme ao exemplo do Senhor, e permanecendo na sua verdade. “Se dizemos que estamos em comunhão com Ele, e andamos nas trevas, mentimos, não praticamos a verdade”.(1 Jo.1,6).

Portanto, o principal trabalho dos Apóstolos e Discípulos era a Evangelização.

créditos: Catequista Bruno Nolasco

2 comentários:

  1. Olá Bia,

    Visitei seu Blog e achei linda a sua forma de evangelizar. Fico felzi em ver conteúdo disponibilizado por mim, mas no que diz respeito à liturgia da Palavra e no caso desta formação, o crédito postado é do John Nascimento e não meu, Bruno Velasco.

    Mas o site está de parabéns!!!

    Fique com Deus,

    Catequista Bruno Velasco

    ResponderExcluir
  2. Olá !! Que lindo seu blog parabéns,tambem tenho um faça uma visita será bem vinda.Fique com Deus.

    ResponderExcluir