sexta-feira, 23 de março de 2012

Leituras Relacionadas ao dia 23/03/2012 - CNBB Roxo. 6ª-feira da 4ª Semana Quaresma


1ª Leitura - Sb 2,1a.12-22
Vamos condená-lo à morte vergonhosa.
Leitura do Livro da Sabedoria 2,1a.12-22
1aDizem entre si, os ímpios, em seus falsos raciocínios:12Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda:ele se opõe ao nosso modo de agir,repreende em nós as transgressões da leie nos reprova as faltas contra a nossa disciplina.13Ele declara possuir o conhecimento de Deuse chama-se "filho de Deus".14Tornou-se uma censura aos nossos pensamentose só o vê-lo nos é insuportável;15sua vida é muito diferente da dos outros,e seus caminhos são imutáveis.16Somos comparados por ele à moeda falsae foge de nossos caminhos como de impurezas;proclama feliz a sorte final dos justose gloria-se de ter a Deus por pai.17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz,e comprovemos o que vai acontecer com ele.18Se, de fato, o justo é "filho de Deus", Deus o defenderáe o livrará das mãos dos seus inimigos.19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas,para ver a sua serenidadee provar a sua paciência;20vamos condená-lo à morte vergonhosa,porque, de acordo com suas palavras,virá alguém em seu socorro".21Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se;pois a malícia os torna cegos,22não conhecem os segredos de Deus,não esperam recompensa para a santidadee não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras.Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 33, 17-18. 19-20. 2l.23 (R. 19a)
R. Do coração atribulado está perto o Senhor.

17O Senhor volta a sua face contra os maus, *para da terra apagar sua lembrança.18Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *e de todas as angústias os liberta.R.
19Do coração atribulado ele está perto *e conforta os de espírito abatido.20Muitos males se abatem sobre os justos, *mas o Senhor de todos eles os liberta.R.
21Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, *e nenhum deles haverá de se quebrar.23Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, *e castigado não será quem nele espera.R.


Evangelho - Jo 7,1-2.10.25-30
Queriam prendê-lo, mas ainda não tinha chegado a sua hora.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 7,1-2.10.25-30
Naquele tempo: 1Jesus andava percorrendo a Galiléia.Evitava andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo.2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas.10Quando seus irmãos já tinham subido,então também ele subiu para a festa,não publicamente mas sim, como que às escondidas.25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então:"Não é este a quem procuram matar?26Eis que fala em público e nada lhe dizem.Será que, na verdade, as autoridades reconheceramque ele é o Messias?27Mas este, nós sabemos donde é.O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é."28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo:"Vós me conheceis e sabeis de onde sou;eu não vim por mim mesmo,mas o que me enviou é fidedigno.A esse, não o conheceis,29mas eu o conheço,porque venho da parte dele,e ele foi quem me enviou."30Então, queriam prendê-lo,mas ninguém pôs a mão nele,porque ainda não tinha chegado a sua hora.Palavra da Salvação.


Reflexão - Jo 7, 1-2.10.25-30
A descrença pode ter conseqüências terríveis como nos revela o Evangelho de hoje. As pessoas que acreditaram em Jesus procuraram seguir seus ensinamentos e viver uma nova forma de relacionamento com Deus, de modo que a sua fé gerava a vida em abundância. Os que não aceitavam as palavras de Jesus não só se privavam desta vida como também procuravam tirar a vida de Jesus. Mas o nosso Deus é o Deus da vida. A descrença luta contra a vida e pode até mesmo tirar a vida das pessoas, mas tira apenas a vida biológica, e o sangue que é derramado fertiliza a terra para que nela brote as sementes de vida eterna. O sangue de Jesus foi derramado, assim como o de muitos mártires, e isso faz com que as sementes do Reino cresçam e dêem fruto.

quarta-feira, 21 de março de 2012

REFLEXÃO

Muitas vezes, as pessoas que sofrem diferentes formas de males possuem uma fé muito grande no poder de Deus, mas de algumas formas são impedidas de chegar até ele e receber as suas graças, condição indispensável para a superação de seus males e sofrimentos. É o caso do paralítico, que acreditava no poder de Deus e na cura que viria pela ação do anjo ao agitar a água, mas era impedido pelos outros que entravam primeiro na piscina. Assim também acontece hoje quando criamos uma série de regras e preceitos humanos que dificultam a participação de muitos na vida divina e um relacionamento pessoal com ele, que é a fonte de todas as graças que nos dão vida em abundância.

terça-feira, 20 de março de 2012

Leituras Relacionadas ao dia 20/03/2012 - CNBB Roxo. 3ª-feira da 4ª Semana Quaresma

1ª Leitura - Ez 47,1-9.12
Vi sair água do lado direito do templo, e
todos os que esta água tocou foram salvos.
Leitura da Profecia de Ezequiel 47,1-9.12
Naqueles dias: 1O anjo fez-me voltar até a entrada do Temploe eis que saia água da sua parte subterrâneana direção leste,porque o Templo estava voltado para o oriente;a água corria do lado direito do Templo,a sul do altar.2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte,e fez-me dar uma volta por fora,até à porta que dá para o leste,onde eu vi a água jorrando do lado direito.3Quando o homem saiu na direção leste,tendo uma corda de medir na mão,mediu quinhentos metrose fez-me atravessar a água:ela chegava-me aos tornozelos.4Mediu outros quinhentos metrose fez-me atravessar a água:ela chegava-me aos joelhos.5Mediu mais quinhentos metrose me fez-me atravessar a água:ela chegava-me à cintura.Mediu mais quinhentos metros,e era um rio que eu não podia atravessar.Porque as águas haviam crescido tanto,que se tornaram um rio impossível de atravessar,a não ser a nado.6Ele me disse:"Viste, filho do homem?"Depois fez-me caminhar de volta pela margem do rio.7Voltando, eu vi junto à margem muitas árvores,de um e de outro lado do rio.8Então ele me disse:"Estas águas correm para a região oriental,descem para o vale do Jordão,desembocam nas águas salgadas do mar,e elas se tornarão saudáveis.9Onde o rio chegar,todos os animais que ali se movem poderão viver.Haverá peixes em quantidade,pois ali desembocam as águas que trazem saúde;e haverá vida onde chegar o rio.12Nas margens junto ao rio,de ambos os lados,crescerá toda espécie de árvores frutíferas;suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão:cada mês darão novos frutos,pois as águas que banham as árvores saem do santuário.Seus frutos servirão de alimentoe suas folhas serão remédio".Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 45, 2-3. 5-6. 8-9 (R. 8)
R. Conosco está o Senhor do Universo! 
O nosso refúgio é o Deus de Jacó.

2O Senhor para nós é refúgio e vigor, *sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia;3assim não tememos, se a terra estremece, *se os montes desabam, caindo nos mares.R.
5Os braços de um rio vêm trazer alegria *à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.6Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! *Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.R.
8Conosco está o Senhor do universo! *O nosso refúgio é o Deus de Jacó!9Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus *e a obra estupenda que fez no universo.R.


Evangelho - Jo 5,1-16
No mesmo instante o homem ficou curado.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 5,1-16
1Houve uma festa dos judeus,e Jesus foi a Jerusalém.2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas,uma pscina com cinco pórticos,chamada Betesda em hebraico.3Muitos doentes ficavam ali deitados-cegos, coxos e paralíticos -,esperando que a água se movesse.4De fato, uma anjo descia, de vez em quando,e movimentava a água da piscina,e o primeiro doente que aí entrasse,depois do borbulhar da água,ficava curado de qualquer doença que tivesse.5Aí se encontrava um homem,que estava doente havia trinta e oito anos.6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo,disse-lhe: "Queres ficar curado?"7O doente respondeu:"Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina,quando a água é agitada.Quando estou chegando, outro entra na minha frente".8Jesus disse: "Levanta-te,pega na tua cama e anda."9No mesmo instante, o homem ficou curado,pegou na sua cama e começou a andar.Ora, esse dia era um sábado.10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado:"É sábado!Não te é permitido carregar tua cama."11Ele respondeu-lhes:"Aquele que me curou disse:"Pega tua cama e anda"."12Então lhe perguntaram:"Quem é que te disse:"Pega tua cama e anda?"13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora,pois Jesus se tinha afastado da multidãoque se encontrava naquele lugar.14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Temploe lhe disse:"Eis que estás curado. Não voltes a pecar,para que não te aconteça coisa pior".15Então o homem saiu e contou aos judeusque tinha sido Jesus quem o havia curado.16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.Palavra da Salvação.


Reflexão - Jo 5, 1-16
Muitas vezes, as pessoas que sofrem diferentes formas de males possuem uma fé muito grande no poder de Deus, mas de algumas formas são impedidas de chegar até ele e receber as suas graças, condição indispensável para a superação de seus males e sofrimentos. É o caso do paralítico, que acreditava no poder de Deus e na cura que viria pela ação do anjo ao agitar a água, mas era impedido pelos outros que entravam primeiro na piscina. Assim também acontece hoje quando criamos uma série de regras e preceitos humanos que dificultam a participação de muitos na vida divina e um relacionamento pessoal com ele, que é a fonte de todas as graças que nos dão vida em abundância.

segunda-feira, 19 de março de 2012

SE EU TIVESSE...



Certa vez, um homem caminhava por uma praia numa noite de lua cheia. Pensava da seguinte forma:
Se tivesse um carro novo, seria feliz;
Se tivesse uma casa grande, seria feliz;
Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz;
Se tivesse uma parceira perfeita, seria feliz,
Assim pensava quando tropeçou em uma sacolinha cheia de pedras.
Ele pegou a sacolinha e continuou andando pela praia. E começou a jogar as pedras uma a uma no mar, enquanto continuava com os seus pensamentos:
Seria feliz se tivesse…
E assim o fez até que restou apenas uma pedra na sacolinha, a qual ele decidiu guardar.
Ao chegar a casa percebeu que aquela pedra tratava-se de um diamante muito valioso.
Você imagina quantos diamantes ele jogou ao mar sem parar para pensar?
Assim são as pessoas: jogam fora seus preciosos tesouros por estarem esperando o que acreditam ser perfeito, ou sonhando e desejando o que não têm, sem dar valor ao que têm perto delas.
Se olhassem ao redor, parando para observar, perceberiam quão afortunadas são. Muito perto delas está sua felicidade.
Cada pedrinha deve ser observada: pode ser um diamante valioso! Cada um de nossos dias pode ser considerado um diamante precioso, valioso e insubstituível.
Depende de cada um aproveitá-lo ou lançá-lo ao mar do esquecimento para nunca mais recuperá-lo.
E você? Como anda jogando suas pedrinhas? (que podem ser namorados, amigos, trabalho, e até mesmos seus sonhos…)
Lembrem-se:
A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é aquilo que morre dentro de nós enquanto vivemos.

quarta-feira, 14 de março de 2012

A ESTRELA VERDE – 4º DOM. QUARESMA / ano B - Jo 3,14-21


NARRADOR: Após a criação do céu e da terra, um grupo de seres  luminosos  resolveu se reunir e fazer um pedido para o criador.”
ESTRELA AMARELA: Senhor,  como estrelas, queremos pedir a sua permissão para brilharmos na terra.
NARRADOR Surpreso com o pedido, o Criador  disse:
CRIADOR Vocês querem ir para a terra? Porém , o lugar de vocês é aqui no céu.  Estrelas foram feitas para iluminar e brilhar no céu.
ESTRELA VERDE: Sim, Senhor, nós fomos feitas para brilhar e não queremos outra coisa. Apenas queremos brilhar na terra.
CRIADOR Tudo bem! Vocês têm o meu consentimento.Vão e brilhem lá na terra.  Mas não esqueçam: vocês são estrelas e foram criadas para brilharem no céu!
NARRADOR: Após a reunião e o consentimento do  Criador, as estrelas desceram e chegaram na terra. Eram estrelas coloridas. Cada uma tinha a sua cor, o seu nome e a sua forma de ser. Porém, algo em comum havia entre elas: todas brilhavam e iluminavam a terra com um brilho jamais visto 
Passado algum tempo, as estrelas voltaram para o céu. A terra se escureceu. O Senhor surpreso com a 
volta tão rápida das estrelas, perguntou:
CRIADOR: Vocês já voltaram? Não queriam ir para a terra? O que aconteceu?
ESTRELA AMARELA: Senhor, a terra não era o que esperávamos. Eu sou a estrela Alegria e lá na terra o que menos se experimenta é a alegria. Há muita tristeza, decepção. Os homens parecem viver constantemente angustiados e toda alegria que experimentam vem misturada com uma tristeza imensa. Os homens da terra não acreditam na possibilidade de serem felizes.
ESTRELA PRATA: Senhor, sou a estrela Paz e a terra não é o meu lugar. Na terra só há guerras; os homens estão se destruindo, construindo bombas e se armando cada vez mais. Não encontrei lugar em nenhum coração humano.
ESTRELA AZUL: Senhor, sou a estrela JUSTIÇA e a terra não é o meu lugar. As diferenças e as 
injustiças sociais são gritantes. Uns tem demais e outros não tem nada. A ganância e o poder tomaram conta do coração humano  e as pessoas já não conseguem repartir o que tem. Todos gritam e querem a justiça, mas poucos agem impulsionados por ela. 
ESTRELA VERMELHA: Senhor, sou a estrela AMOR. Como foi difícil permanecer na terra durante
este período! Não existe amor entre as pessoas. Umas estão usando as outras para o próprio interesse. As pessoas não acreditam no amor doação e no amor que ultrapassa a aparência e as próprias necessidades. As pessoas não se amam, apenas se aceitam por conveniência e por obrigação. Senhor, não é possível brilhar, onde as pessoas se apagam mutuamente.
NARRADOR Após todos os depoimentos, o Senhor olhou cada estrela com carinho e disse:
CRIADOR: Realmente, a terra é tudo isso! A terra é o lugar de passagem, da prova, da limitação e da miséria humana. Tudo o que eu  criei não foi feito definitivamente para a terra, mas sim para o céu. Na terra tudo o que existe deve se purificar e se transformar. Na terra a vida toma sentido, somente quando se consegue viver sem perder de vista o céu. Aqui sim, é o lugar do belo e do puro. Aqui no céu, a alegria,  a paz, a justiça e o amor não se ofuscam com nada, pois aqui tudo é perfeito. Aqui não existe limites. O limite é próprio da terra. Vocês foram criadas para o céu. Brilhar na terra é apenas uma experiência necessária para desejarem o céu. Tudo o que é terreno tem o seu encontro definitivo com o céu. Mas, estou sentindo falta de uma estrela. Onde ela ficou?
NARRADOR: Imediatamente, um raio de luz invadiu o céu, vindo da terra, e uma voz se fez ouvir por todos:
ESTRELA VERDE: Senhor, sou eu, a estrela verde. A ESTRELA ESPERANÇA. Realmente a terra é tudo o que as outras já contaram. E é por isso  que eu decidi  ficar na terra. Em meio a tanta tristeza, guerras, injustiças e ódio, os homens encontram em mim a força necessária para continuarem acreditando no céu. No céu, tudo já é o que os homens, aqui na terra esperam. No céu vocês não precisam de esperança, pois esperar é próprio do ser limitado e imperfeito; daquele que não pode tudo; que não tem tudo e que precisa lutar para obter alguma coisa já na terra. Eu sou do céu, pois sou sua criatura. Mas o céu não precisa de mim.  A terra é o meu lugar. Os homens precisam de mim para não se esquecerem do céu. Por isso, Senhor, com a sua permissão, quero ficar na terra e permanecer no coração de suas criaturas.
NARRADOR:  Comovido com a  Estrela Esperança, o Criador disse:
CRIADOR: Querida Estrela Esperança, permaneça na terra e de agora em diante fica escrito para todas as gerações: 
"ONDE QUER QUE BRILHE A ESPERANÇA, NESSE LUGAR O HOMEM FARÁ UM POUCO DA EXPERIÊNCIA DO CÉU."
“Que o seu brilho se faça notar por todos e seja um sinal do céu."
NARRADOR - Imediatamente pode-se ver um raio de luz verde iluminando toda a terra e se irradiando no coração de cada criatura que, curiosamente contemplava o céu...


MENSAGEM: Jesus é como a estrela verde. Veio a terra com uma missão: Nos salvar e  trazer esperança. Com seus ensinamentos, e seu testemunho, permanece no coração de muitos.. 

quinta-feira, 8 de março de 2012

ENCONTRO DE BOAS VINDAS - COMUNIDADE SANTO ANTONIO

Encenação "A caixa especial"





PARABÉNS A TODOS OS CATEQUISTAS PELO SIM VERDADEIRO, NESTA NOSSA MISSÃO DE EVANGELIZADORES.

segunda-feira, 5 de março de 2012

TEATRO - 3º DOMINGO DA QUARESMA - ANO B


AS TRÊS CASINHAS DE DEUS – 3º DOM QUARESMA – Jo 2-13-25


NARRADOR: Cada um de nós é uma bela casa para a morada do Senhor... “bela casa”... Será que somos mesmo? 
Então, agora, proponho a vocês imaginarem comigo, e depois entendermos melhor tudo isso. Vejamos.
Existiam três casinhas, assim como as nossas, e todas elas seriam morada de Deus. 
(levantar as tábuas da Lei).
Deus  colocou algumas regras, as suas leis... pois se Ele seria o morador, era óbvio que deveria colocar as regras para se sentir bem em casa... Assim  como a mamãe, na nossa casa, gosta dos móveis em determinado lugar, o chão limpo, tudo sem poeira, e tantas outras leis para que se sinta bem naquela casa.
Bom, então, aquelas três casinhas sabiam de todas as regras que fariam Deus se sentir bem nelas... mas... aconteceu que... vamos ouvir delas mesmas o que aconteceu.
PRIMEIRA CASA: - Bem gente, eu me descuidei das regras... comecei a ficar relaxada, preguiçosa... Esquecia a porta aberta e outros moradores começaram a ocupar aqueles cômodos empoeirados, sujos, cheios de teia de aranha... 
(mostrar mini-cartazes com palavras como egoísmo, mentira, ganância, maldade)
Para Deus, eu larguei um pequenininho canto. Vocês acham que o Senhor me abandonou? Não.
Mesmo num pequeno cantinho, (lanterna) Deus continuava a me iluminar, para que um dia eu retornasse a me importar com as Leis e me fizesse agradável a Deus, limpando e tirando dentro de mim os invasores.
NARRADOR: A Segunda casinha, começou a achar que estava muito pequena para Deus e começou a aumentar seus cômodos. Prestem atenção no que ela fez.
SEGUNDA CASA: - Bem, eu fiz mais andares... coloquei vidros de cristal  nas janelas... Portas de madeira trabalhada... mobília chique... enfeites... Como eu fique chique! Super chique! Mas tão chique, que por fim, não me lembrava mais em que lugar eu colocaria Deus morando, pois os enfeites e riquezas encheram todo o espaço e Deus mais se sentia bem com tudo isso e se colocou num cantinho, ainda me iluminando, esperando que eu me voltasse novamente para as leis e fizesse um lugar agradável para ele.
NARRADOR: À terceirinha casinha coube então mudar esta situação.
TERCEIRA CASA: - Eu me mantive fiel á lei... Limpava e espanava todos os dias meu chão, minhas paredes, meus cantinhos, com a vassoura do amor e o espanador do perdão... Minha  mobília era simples e confortável para acolher o irmão com carinho e atenção... E Deus se sentia à vontade em minha casa... Mas, mesmo assim, eu não podia apenas me sentir bem tendo Deus assim tão bem acolhidio. Para mim era pedido algo mais.... e eu tive que abrir minha portinha e emprestar às casinhas, minhas vizinhas, a minha vassourinha do amor e o espanador do perdão.
NARRADOR: Que alegria, então elas tiveram!
Com todo o entusiasmo, a primeira casinha fez aquela faxina, tirou dela os invasores. Precisou de um caminhão para carregar o entulho. 
A Segunda casinha aproveitou o passeio do lixinho, e colocou nele tudo o que era supérfluo e que se acumulava dentro dela... 
SEGUNDA CASINHA: - Vou distribuir com quem não tem nada.
NARRADOR: E lá se foi o orgulho, o luxo, o poder, a ganância. E então as três casinhas puderam experimentar a extrema alegria de serem agradáveis a Deus. E Ele se esparramou dentro delas como o maior Amor. Com a maior luz! No maior aconchego!
E é assim que acontece com cada um de nós: pois precisamos, todos os dias, cuidar da casa do nosso coração... como a mamãe cuida da nossa casa... Repetir a limpeza todos os dias... e é aí que entram as leis, as regras de Deus, para servirem como instrumentos nossos nesta limpeza.

domingo, 4 de março de 2012

AMOR DE DEUS.


Dizem que cada 
batida do seu 
coração, é Deus dizendo que te AMA
  parou pra pensar quantas

vezes ele te 
disse isso hoje?




Nunca esqueça, DEUS te AMA.

sexta-feira, 2 de março de 2012

PENSEMOS NISSO !!!

A oração deve sempre estar vinculada com a prática da vontade do Pai. A nossa oração será ouvida e Deus nos concederá o bem que desejamos somente quando formos capazes de realizar o bem para com os nossos irmãos e irmãs. Sendo assim, Deus somente realizará por nós aquilo que nós queremos que ele nos faça quando formos capazes de realizarmos pelos nossos irmãos e irmãs aquilo que eles esperam de nós, pois estaremos com isso cumprindo a vontade de Deus e ele, como recompensa, cumprirá a nossa vontade.