sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CATEQUESE RENOVADA - CATEQUISTA

1. VOCAÇÃO E MISSÃO
Ser catequista é vocação e missão. É um dom de Deus, mas que requer nossa resposta e nosso compromisso. É óbvio e nem se discute, então, que é necessário preparar-se continuamente, formar-se, para ser competente e dar testemunho. O problema, porém, está em criar os meios para esta formação. E isso depende de alguns fatores. Cito os dois mais importantes:

• Sermos pessoas convertidas e engajadas - A maioria de nós católicos não leva a sério a nossa fé. Com isso não cuidamos de nossa formação cristã inicial e permanente e nem nos engajamos na vida da Comunidade. Ser catequista é um ministério na Comunidade, pois agimos em nome da Comunidade Eclesial;

• Ajudar na boa organização de nossa comunidade eclesial - Afinal, com quem podemos contar na comunidade? Quais as prioridades? Com que recursos financeiros e materiais podemos contar? Como organizar uma boa equipe de pastoral e para a catequese?

Se estes pontos básicos forem resolvidos é evidente que a Catequese estará entre as prioridades. A Comunidade Eclesial, então, vai organizá-la e dar-lhe sustento: fará o chamado aos que desejam ser catequistas e, conseqüentemente, providenciará a preparação inicial e permanente deles e delas.

2. MAS COMO FORMAR CATEQUISTAS?
O Doc. Catequese Renovada tem um capítulo, muito rico, sobre a Formação de Catequistas e a CNBB publicou um livro na Coleção “Estudos” (nº 53), destinado a este importante tema. Mas, aqui destaco:

• Prioritariamente é preciso cuidar da formação pessoal do catequista para amadurecer, cada vez mais, na fé, na esperança, na caridade e no engajamento na Comunidade Eclesial. É claro que um catequista, comprometido com Deus e com sólida formação na vida cristã, tem a maior parte do caminho já andado para ser catequista. Relembro que o Grupo de Catequistas, em estilo de comunidade, é de excelente ajuda: estar juntos, planejar e orar juntos, estudar juntos a Bíblia, os documentos sobre catequese, celebrar juntos, apoiar-se mutuamente...

•Em segundo lugar, é preciso que o catequista aprenda, na teoria e na prática, o processo específico da ação catequética: conteúdos, metodologia, didática, etc, evitando ao máximo o estilo acadêmico escolar, pois não se trata de aula de catequese, mas de Encontro Catequético, durante o qual se prioriza a fraternidade, a comunhão com Deus, a meditação. Os conteúdos são “estudados” de outra forma, isto é, a partir do coração, do amor, da fé e não como uma disciplina escolar...

• E em terceiro lugar, muito conectado com o anterior, animar um processo participativo e profundamente espiritual. Trata-se, na catequese, de tentar mediações para entrar em comunhão com Deus, em fraternidade com os colegas, saborear a Palavra de Deus, celebrar as maravilhas de Deus, e aprender mensagens de vida. É fundamental unir coração (experiência), intelecto (estudo), vontade (comportamento) e espírito (união íntima e comunitária com Deus).

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A PASTA DA BAILARINA



Essa é para uma linda bailarina!!!

PASTAS PARA CATEQUESE





Essas pastas fiz como sugestões para arquivar os materiais de catequese.

MANDAMENTOS DA IGREJA

1º - Participar da Missa aos Domingos e outras festas de guarda.
Na maior parte dos países ocidentais católicos, os dias santos de guarda são:
Santa Maria, Mãe de Deus - 1 de janeiro
Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi) - data variável entre maio e junho: 1ª quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade
Imaculada Conceição de Maria - 8 de dezembro
Natal - 25 de dezembro
2º - Confessar-se ao menos uma vez por ano.
3º - Receber o sacramento da Eucaristia, pelo menos na Páscoa.
4º - Abster-se de comer carne e observar o jejum nos dias estabelecidos pela Igreja.
Dias de jejum: Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa.
Dias de abstinência de carne: sextas-feiras da Quaresma.
5º - Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades.
NB.: Estes cinco mandamentos da Igreja (não confundir com os Dez Mandamentos da Lei de Deus), na sua forma atual, foram promulgados em 2005 pelo Papa Bento XVI, quando suprimiu o termo "dízimos" do quinto mandamento (pagar dízimos conforme o costume), cujo sentido real era, obviamente, contribuição, não taxação ou imposto.

Créditos: http://imaculadacintra.blogspot.com

OS SACRAMENTOS

Os Sete Sacramentos da Igreja

Os sacramentos são sinais eficazes da graça divina, instituídos por Cristo e confiados à Igreja. Os ritos visíveis sob os quais os sacramentos são celebrados significam e realizam as graças próprias de cada sacramento. Produzem fruto naquele que os recebem com as disposições exigidas.
A Igreja celebra os sacramentos como comunidade sacerdotal estruturada pelo sacerdócio batismal e pelos ministros ordenados.
O Espírito Santo prepara para a recepção dos sacramentos por meio da Palavra de Deus e da fé que acolhe a Palavra nos corações bem dispostos. Então, os sacramentos fortalecem e exprimem a fé.
O fruto da vida sacramental é ao mesmo tempo pessoal e eclesial. Por um lado, este fruto é para cada fiel uma vida para Deus em Cristo Jesus; por outro, é a para a Igreja crescimento na caridade e em sua missão de testemunho.

Sacramentos são gestos de Deus em nossa vida. Realizam aquilo que expressam simbolicamente. Os sacramentos são, por conseguinte:

Sinais sagrados, porque exprimem uma realidade sagrada, espiritual;
Sinais eficazes, porque, além de simbolizarem um certo efeito, produzem-no realmente;
Sinais da graça, porque transmitem dons diversos da graça divina;
Sinais da fé, não somente porque supõem a fé em quem os recebe, mas porque nutrem, robustecem e exprimem a sua fé;
Sinais da Igreja, porque foram confiados à Igreja, são celebrados na Igreja e em nome da Igreja, exprimem a vida da igreja, edificam a Igreja, tornam-se uma profissão de fé na Igreja.


Os Sacramentos da Iniciação Cristã

Pelos sacramentos da iniciação cristã - Batismo, Confirmação e Eucaristia - são lançados os fundamentos de toda vida cristã. A participação na natureza divina, que os homens recebem como dom mediante a graça de Cristo, apresenta certa analogia com a origem, o desenvolvimento e a sustentação da vida natural. O fiéis, de fato, renascidos no Batismo, são fortalecidos pelo sacramento da Confirmação e, depois, nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia. Assim, por efeito destes sacramentos da iniciação cristã, estão em condições de saborear cada vez mais os tesouros da vida divina e de progredir até alcançar a perfeição da caridade.

Os Sacramentos da Cura

Pelos sacramentos da iniciação cristã, o homem recebe a vida nova de Cristo. Ora, esta vida nós a trazemos "em vasos de argila" (2Cor 4, 7). Agora, ela ainda se encontra "escondida com Cristo em Deus" (Cl 3, 3). Estamos ainda em "nossa morada terrestre" (cf. 2Cor 5, 1), sujeitos ao sofrimento, à doença e à morte. Esta nova vida de filhos de Deus pode se tornar debilitada e até perdida pelo pecado.
O Senhor Jesus Cristo, médico de nossas almas e de nossos corpos, que remiu os pecados do paralítico e restitui-lhe a saúde do corpo (cf. Mc 2, 1-12), quis que sua Igreja continuasse, na força do Espírito Santo, sua obra de cura e de salvação, também junto de seus próprios membros. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o Sacramento da Penitência e o Sacramento da Unção dos Enfermos.

Os Sacramentos do Serviço da Comunhão

O Batismo, a Confirmação e a Eucaristia são os sacramentos da iniciação cristã. São a base da vocação comum de todos os discípulos de Cristo, vocação à santidade e à missão de evangelizar o mundo. Conferem as graças necessárias à vida segundo o Espírito nesta vida de peregrinos a caminho da Pátria.
Dois outros, o Sacramento da Ordem e o Sacramento do Matrimônio, estão ordenados à salvação de outrem. Se contribuem também para a salvação pessoal, isso acontece por meio do serviço aos outros. Conferem uma missão particular na Igreja e servem para a edificação do Povo de Deus.
Nesses sacramentos, os que já foram consagrados pelo Batismo e pala Confirmação para o sacerdócio comum de todos os fiéis podem receber consagrações específicas. Os que recebem o sacramento da Ordem são consagrados para ser, em nome de Cristo, pela palavra e pela graça de Deus, os pastores da Igreja. Por sua vez, os esposos cristãos, para cumprir dignamente os deveres de seu estado, são fortalecidos e como que consagrados por um sacramento especial.

Créditos: http://semeandocatequese.blogspot.com

PLAQUINHAS BATISMO







Olá, fiz essas plaquinhas para a Equipe de Batismo de minha Comunidade.
(Só que a imagem não ficou muito boa, fotos tirada de Celular)

PLAQUINHAS DE PORTA (ANTIGAS)



Essas são as plaquinhas (antigas) de porta das
turminhas de Catequese de minha comunidade.
Elas estão muito velhinhas (foram feitas a 2 anos).
Em breve postarei as novas que irão substituí-las.





quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ORAÇÃO DA CF 2011

Senhor Deus, nosso Pai e Criador
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tendes por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém.

CARTAZ DA CF 2011


O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado.

A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem.

Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um microecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. Sendo, portanto, referência ao lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22).

Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus 'gritos de dor' – a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O PERFIL DO CATEQUISTA HOJE

  • O catequista é uma pessoa de Oração;
  • Que sente e quer ser Discípulo de Jesus;
  • Para quem Deus não é um estranho, mas trata-o com familiariedade;
  • Que tem em Jesus Cristo a fonte de sua alegria;
  • Sempre atento capaz de dar resposta aos desafios que Deus lhe faz;
  • O catequista é Eclesialmente formado;
  • Consciente de que necessita, cada vez mais, de crescer na fé, até atingir a maturidade;
  • Convicto daquilo que anuncia;
  • Consciente de que Deus é a força que o sustenta;
  • Amante da Igreja, comunitariamente envolvido, preocupado, inquieto, promotor da comunhão;
  • O catequista sente como uma urgência o anúncio de Jesus;
  • Presta atenção a cada um dos catequizandos, conhecendo cada qual pelo seu nome e olhando-o com afeição;
  • Sente-se enviado pela Igreja;
  • Comunica a mensagem sobretudo com o testemunho de vida;
  • Está familiarizado com a Escritura, saboreando a palavra de vida;
  • Sabe rezar e levar os outros a rezar;
  • Prepara bem as pessoas para os Sacramentos de iniciação cristã;
  • Está em formação permanente;
  • É sensível aos sinais dos tempos;
  • Dá importância as atividades, fazendo uma catequese ativa com propostas diversificadas.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

MURAL CATEQUESE


Olá,
Fiz este mural para minha turma de catequese.
Estamos em contagem regressiva...inicio da catequese dia 12/03.
Em breve postarei outros trabalhinhos.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

SER CATEQUISTA - UMA VOCAÇÃO


Senhor,

Colocai as palavras certas na minha boca e no meu coração,

para que as transmita da melhor forma aos outros.

Guia os nossos passos pelos caminhos da vida,

ensina-nos a dar a atenção devida ao outro.

Que paremos e reparemos que o outro existe e precisa de nós.

Ser catequista é isso mesmo,

ao longo do caminho transmitir e viver a palavra de Deus

e dar atenção ao outro.

OLÁ COMPANHEIROS(AS) CATEQUISTAS


Paz e Bem!!!
Esse espaço é fruto da missão de catequisar com AMOR, FÉ e PERSEVERANÇA.

O objetivo principal é a troca de experiências entre catequistas, além da disponibilização de alguns materiais bem interessantes para a nossa CATEQUESE.

Que esse espaço possa ser construído com a ajuda de todos...
Que Deus nos abençoe!!!